quinta-feira, março 08, 2007

 

Campo escola das energias renováveis

(Este projecto foi apresentado pelo grupo de escuteiros à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia. Inspirados nele, chegámos mesmo a usar de argumentos similares para apresentar projectos nessa nesta mesma área)

© Corpo Nacional de Escutas - Prazins Sta. Eufémia

O espaço devoluto junto à igreja paroquial apresenta todas as condições para a criação de um campo escola dedicado às energias renováveis.

Resumo:
O simples propósito de arranjo urbanístico de uma área central à nossa aldeia, justificação mais que plausível para argumentar qualquer projecto, não será usado por nós nesta apologia das energias renováveis uma vez que a própria ideia se justifica por si, neste mundo onde cada vez mais se debate a escassez dos recursos energéticos. Abra-se um qualquer jornal, ouça-se um telejornal, analise-se as próprias orientações estratégicas dos grandes centros de decisão europeu, incluindo os itens do orçamento de Estado Português, e verifique-se qual a ordem do dia: Energias alternativas e renováveis.

A própria globalização e nivelamento das regiões do planeta irão trazer, cada vez mais, a questão energética para a ordem do dia. Não há petróleo suficiente para alimentar as regiões emergentes, como a china, os países de leste, a índia, etc. Estes países, obtendo um justo nível de vida, à semelhança do europeu e americano, e lá se vão as reservas que hoje já são escassas. As energias alternativas e recicláveis serão, por isso, cada vez mais, um ponto de debate e investimento a nível mundial.
Sta. Eufémia pode ser pioneira nesta área criando um campo escola para demonstração das energias alternativas e recicláveis.

As Actividades/Estruturas
Neste ponto pretendemos descrever o conjunto de actividades e estruturas possíveis de desenvolver no espaço CEER. Elas deverão ser consideradas por aqueles que têm o privilégio de ler o documento como um conjunto de ideias e oportunidades a integrar no espaço.

Estruturas:
Criação de uma estrutura para demonstração da energia eólica – Como já se referiu, no espaço poderá ser incorporada uma torre eólica ou um moinho de vento que permitisse aos aprendizes esventrar como essa energia funciona realmente e realizar a aplicação e potencialidade da mesma;

Criação de um espaço para a demonstração da energia solar – A instalação de painéis solares permitiria a manutenção energética do mini-laboratório das energias;
Criação de um espaço para a demonstração da energia motriz da água – O espaço possui alguma água corredia que poderá servir para demonstrar a motricidade da água. Se pretendermos criar uma estrutura grandiosa e distribuída podemos usar um dos velhos moinhos que existem no rio Ave para o efeito;
Criação do espaço para a reciclagem dos óleos alimentares – processo demonstrável em laboratório de forma experimental;
Criação de um minilaboratório das energias – que seria o receptor de todas as energias que conseguíssemos aproveitar no espaço.
Espaço de lazer - O espaço seria, depois de campo escola, uma área de lazer agradável para quem vive na aldeia e arredores.

Actividades:
Realização de sessões de informação sobre a energia renovável a escolas e outras entidades educativas;

Integração de projectos provenientes de outras entidades na área das energias renováveis;
Convocação de eventos, envolvendo todas entidades a nível concelhio e nacional;
Realização do dia da energia renovável e não poluente;
Recolha de óleos por todo o concelho para a produção de biodiesel, no campo escola, ou em colaboração com alguma empresa com capacidade para a sua reciclagem.
Todas as actividades aqui descritas demonstram apenas o potencial que um projecto como o que aqui se descreve terá no momento actual e em momentos futuros.

Etiquetas:


Comments:
A empresa Edi - Ponto Solar, é uma empresa na área das energias renováveis em Pevidém - Guimaraes, estará sempre com vontade de novos desafios na área.. www.edi-pt.com
 
Ficámos surpreendidos por haver, bem perto de nós, uma empresa nas áreas da domótica e das energias renováveis. Têm um grande futuro, estamos certos... A instalação de microcentrais em cada estrutura habitacional vai ter que se generalizar mais cedo do que imaginamos. Quando esse dia chegar ninguém vos poderá parar.
Parabéns pelo site.
 
Só gostava de saber se esta empresa é credenciada para trabalhar sobre os produtos.Será só habilidade.....gostava de ver o histórial
 
O histórial desta empresa "IDEALCLIMA" Foi fundada em 1985 e iniciou activdade em 1986
sobre as outras empresas vieram a surgir.....
 
Encontrámos o site: http://idealclima.com/
Existe uma idealclima italiana... Bem, é o momento ideal para a Idealclima Portuguesa criar uma representação na internet, se é que ainda não a tem.

Alguém tem alguma opinião sobre o desenvolvimento de microcentrais em cada estrutura habitacional? Será que isto vai para a frente no futuro. Será que cada habitação, no futuro, será um consumidor de energia bem como um fornecedor de energia?
Uma microcentral terá capacidade suficiente para abastecer toda a casa bem como fornecer o excedente à rede pública. O que acham disto?
 
Pelo que parece a junta de freguesia bem como a Cámara Municipal não deram, ainda, resposta alguma a este grande projecto.
 
A nosso site em Portugal e designado por www.idealclima-starclima.com.
 
Excelente o site. Rápido e simples.

Deixámos esta ideia aos promotores deste projecto (Os escuteiros): Se, como era suposto, este projecto for apoiado pelas Junta de Freguesia e Cámara Municipal de Guimarães, faz todo o sentido envolver esta empresa (Ideal Clima) na execução de alguns dos seus sub-projectos.
 
A empresa Edi - Ponto solar é uma empresa recente mas com gente formada na área e não pessoas que vieram dos ar condicionados, até porque não tem nada a ver uma coisa com a outra. A empresa Edi- Ponto solar é recente mas tem sucessos recentes melhores do que qualquer outra empresa a operar na área, como o sistema fotovoltaico instalado no Instituto Superior de Educação de Viana do Castelo
 
tb tem várias instalações de éolicas de gama residêncial espalhadas pela cidade de Braga. Os paineis solares térmicos também são instalações comuns na nossa empresa e temos como sucessos recentes a obra no prédio novo na rua de São Gonçalo e também os prédios que se situam nas traseiras do ultimo piso de estacionamento do Shopping em GMR.
 
Sucessos não faltam a esta empresa e as obras falam por si. Visitem e peçam informações se assim o entenderem na Edi - Ponto Solar em Pevidém GMR.
 
[Para a empresa EDI - Ponto Solar] Aqui há tempos lançámos a pergunta: "Alguém tem alguma opinião sobre o desenvolvimento de microcentrais em cada estrutura habitacional?"
Num dos vossos comentários pode ler-se: "tb tem várias instalações de éolicas de gama residêncial espalhadas pela cidade de Braga".

Têm alguma ideia sobre se as microcentrais (éolicas, Painéis solares, etc) instaláveis em cada estrutura habitacional irão evoluir como se prevê?... tornar-se-ão em potenciais fornecedores da rede pública de energia.
 
So tenho a dizer que tenho um sistema instalado um solar e não resulta como esses senhores dizem porque quando necessitamos de aguas quentes nos dias mais pequenos temos recorrer a luz electrica para aquecer, portanto acho que temos de ser mais claro não como a empresa EDI diz que tem uma expreencia sobre as energias alternativas mas só veem pelo o lado de lucro.
 
Enviar um comentário



<< Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?