segunda-feira, agosto 07, 2006

 

Levantamento das origens

As pessoas vão desaparecendo e levando com elas todas as suas memórias e todo o património da aldeia. Património esse que não é transmissível nem biológica nem socialmente. Um trabalho antropológico para preservar este património faz assim todo o sentido.

A ideia passa por compilar num livro um levantamento etnográfico da aldeia, bem como das origens das várias famílias que aqui habitam. Uma descrição de todos os grandes momentos, relevantes ou não para a freguesia. Como gostaríamos de saber, por exemplo, qual foi a azáfama aquando da chegada da luz eléctrica! Qual o sentimento aquando do alcatroar da estrada nacional? Quem teve a primeira televisão? E qual foi a reacção na realização da primeira chamada por telefone? Muito, muito mais!...

Etiquetas:


Comments:
Olá pessoal que ideias que aqui estão.... Realmente é verdade que muito se podia fazer pela nossa freguesia, mas estamos a ser muito mas muito mal governados...... ha pelo menos acha que sabe escrever.... Eu gostava de dar uma ideia no seguimento desta que seria no sentido de fazer um levantamento das alcunhas da freguesia, quais e qual o motivo de tal alcunha ???? Por exemplo.....quem me sabe dizer qual o motivo de alguém se chamar PARRECO ????? ou no femenino PARRECA ?????? ou ARNOIO ?????? ou VARA E MEIA ?????? sineta, pardelho, pisco, mal acabado.... enfim que riquesa historica estamos a perder..... fica o desafio...............
 
Ora aqui está uma boa ideia. Estamos a pensar inclui-la num novo item. Não queres deixar um contacto ou um nome para que a ideia te seja assignada?
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
No comentário anterior alguém dizia que tinha vergonha de dizer às pessoas que nasceu em de Sta. Eufémia. Esse comentário foi apagado porque em nada contribuía para este fórum de ideias.
Um ser do mundo nunca deveria ter vergonha de ser nascer em Sta. Eufémia. As grandes ideias só florescem em seres com capacidade de serem seres do mundo. Lamentamos (no presente do indicativo, porque é um lamento constante - aqui fica a dúvida, deveríamos usar o gerúndio?) que a pessoa que nasceu em Sta. Eufémia e que saiu há 15 anos não tenha a capacidade de ser um ser do mundo. Se entretanto conseguir ultrapassar esse “ressabiamento”, será bem-vindo a esta bolsa de ideias.

Aqui fica a primeira medida a ser tomada, com entrada imediata em funcionamento: Este fórum passa a ser moderado! O que quer isto dizer? Os comentários passam, a partir de agora, a serem verificados antes de serem exibidos.
Infelizmente temos que restringir à liberdade quando os que a têm começam a invadir o espaço de liberdade dos outros.
 
Há um senhor que continua a tentar fazer comentários nojentos nesta bolsa de ideias. É o mesmo "sem terra" que se manifestou anteriormente. "Sem terra" porque esse senhor apenas sabe que deixou Sta. Eufémia há 15 anos mas não sabe mais nada.

Vamos ter paciência. Se quer enviar mails para esta bolsa de ideias, use o mail: eufemiavirtual@hotmail.com. Somos um grupo de pessoas que estará disposto a dar-lhe respostas a todas as suas questões e frustrações.
Mais... somos mesmo condescendentes ao ponto de usarmos a nossa disponibilidade para com a sua colaboração (tem que colaborar, caso contrário não resultará) tentarmos todos aprender. Por exemplo, temos solução para algumas das seguintes questões: Como escrever uma frase com mais de duas palavras sem dar erros? Como transmitir uma ideia sem usar palavrões? Como passar uma ideia sem que os outros se apercebam que estamos ruídinhos por dentro? Como se expressar ocultando a espuma do canto da boca? Etc.

A sério, para todas as suas dúvidas, use o mail: eufemiavirtual@hotmail.com
Obrigado
 
Enviar um comentário



<< Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?