quinta-feira, agosto 03, 2006

 

Eufémia, A Aldeia desportiva: Na terra, no ar e no mar!

Eufémia, A Aldeia Desportiva, é uma ideia que parte da simples percepção de que os recursos existem naturalmente criados na nossa aldeia. Na terra, no ar e no mar porque tudo isto existe equilibradamente distribuído na natureza que nos rodeia.
A ideia simples, é clara, é concreta é, acima de tudo, natural: Agregar um conjunto de valências desportivas distribuídas pela freguesia de Prazins Sta. Eufémia.

Na Terra:

Pista Natural de Atletismo e Ciclismo Todo-Terreno: Montes da Lage, famosos por apresentarem uma variedade percursos moldados por subidas e descidas sempre acompanhadas de uma natureza agreste;

Derrete Rolamentos: Aproveitar algumas descidas em alcatrão que vão desde a zona alta da Igreja até à zona mais baixa do rio Ave para organizar provas anuais de carrinhos de rolamentos. Grande prémio "derrete rolamentos";

Triatlo ou Duatlo: Temos terra e temos água, podemos ter grandes provas de triatlo ou duatlo;

Muitas outras actividades de terra poderão ser realizadas em Sta. Eufémia.

No Ar:

Espaço radical Eufémia Town: Aproveitar a implantação da torre EDP e de todos o ambiente envolvente para construir um espaço de actividades radicais para Escalada (Assalto à Torre); Rappel (Evasão da torre); Slide (Voar é o limite: da torre até ao espaço da Igreja). A torre poderia ser revestida com painéis amovíveis de escalada com padrões produzidos por pintores da terra.


No Mar:

Três milhas a remar: Não será no mar mas será no rio Ave. O Espaço do rio Ave desde a ponte de Sta. Eufémia até ao parque de Caldas das Taipas, perfeitamente navegável por canoas, permitira a realização de provas e a visualização de belas paisagens.

Todo o projecto, para além da criação de uma massa desportiva crítica na freguesia, visa aproveitar o trabalho das associações activas da aldeia, provocar um desenvolvimento integrado, preservar zonas em risco de degradação.

Etiquetas:


Comments:
Eu acho que as propostas sao muito boas. Mas é preciso que alguem se disponiblize para as organizar. Porque eu acho que santa eufemia precisa de movimento e acho tambem que as pessoas iam aderir a esses eventos. Acho que se devia propor essas actividades a alguns grupos de santa eufemia que focem capazes de as realizar. Continuem com este blog que é um sucesso.
 
Caro Anónimo, obrigado pelas suas palavras.
Este blog é composto de ideias, todas elas grátis, algumas que poderão ser executadas por associações, outras por outros órgãos como a Junta de Freguesia, outras ainda por empresários a título individual.
Da nossa parte, tudo faremos para tentar dar vida às mesmas.
Como poderá ver mais à frente, algumas das ideias aparecerão ligadas já a algumas associações desta terra.
E sim... concordamos plenamente com a assignação das actividades a grupos da aldeia... Provavelmente, novos grupos deveriam ser constituídos tendo por missão a realização de objectivos e vertentes completamente diferentes dos que já existem (por que não constituir o grupo dos amigos do Rio Ave – que é de onde sai toda a água que mata a sede ao Concelho de Guimarães - onde se defenda os interesses do mesmo?... poderá sair daqui uma nova ideia.)
Obrigado
 
Enviar um comentário



<< Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?