quarta-feira, agosto 16, 2006

 

A Biblioteca Somos Nós

Uma ideia simples: Só podemos oferecer aquilo que somos e, aquilo que somos é, em parte (em grande parte, diga-se!), aquilo que lemos.

Sta. Eufémia pode ter uma rede de livros. Sta. Eufémia pode ter uma biblioteca do tamanho da aldeia, com estantes em todas as casas.

Uma biblioteca com base virtual constituída com livros reais dispersos pelas casas das pessoas da aldeia de Sta. Eufémia é perfeitamente realizável. Senão vejamos:

1º - Criar o blog: A Biblioteca Somos Nós;
2º - Catalogar todos os livros disponíveis (isto é: que as pessoas da aldeia se propõem a emprestar) na freguesia com entradas no blog;
3º - Funcionamento:
-> Cada possível leitor era também um possível fornecedor de livros com utilizador perfeitamente identificável;
-> A requisição do livro seria feita com comentário na entrada para o livro no blog. O livro teria que ficar disponível fisicamente (entregue pelo o dono), por exemplo, na junta de freguesia;
-> Quem requisitou o livro teria que o levantar e o entregar depois de o ler, igualmente na junta de freguesia;
-> O retorno do livro ao depósito (junta de freguesia que depois o entregaria ao seu dono que o colocaria de novo na sua prateleira) seria feito acompanhado de uma crítica literária do leitor na entrada do blog para esse livro.

As várias críticas para cada livro ajudariam à decisão de futuros leitores. Quanto mais um livro for comentado melhor ele é, do ponto de vista dos leitores da aldeia.

Este blog compilaria o conhecimento que existe na aldeia, porque as pessoas são, em grande parte, aquilo que elas são capazes de ler e apreender.

O blog será a forma mais fácil de levar a cabo esta empresa, mas, estamos conscientes, que ela merecia uma base de dados dedicada e desenhada para o efeito.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?