quarta-feira, setembro 20, 2006

 

Bolsa de valores

Existe um conjunto de competências na aldeia que cada vez mais serão valorizadas nesta sociedade global. Estamos a falar do conjunto de competências que exigem a proximidade física de quem as tem, para a sua execução. Enquanto a área dos serviços e mesmo a área industrial pode perfeitamente ser subcontratada a países que seguem estratégias de custos baixos e que agora dão o salto no seu desenvolvimento económico, como a Índia, a China, os países do leste Europeu, há, felizmente, um conjunto de trabalhos que exigem a presença física no local por parte de quem os executa: Falamos de todos os trabalhos manuais e bricolages.

Quantos jornaleiros existem na nossa aldeia? Quantas pessoas com competências específicas na área da construção, pichelaria, electricidade, carpintaria, jardinagem, etc existem com alguma disponibilidade para exercerem, ainda que nos tempos livres, aquilo que tão bem sabem fazer? Quantos de nós não precisa de um momento para o outro que alguém lhe repare o autoclismo, que alguém lhe limpe um poço ou lhe construa um pequeno muro em pedra? Quantos precisam de um serviço de jardinagem responsável?
Uma agência para a prestação de trabalhos manuais e mesmo de outros serviços podia ser criada na nossa aldeia para balancear o conjunto de necessidades (procura) com as inúmeras competências (oferta) aqui existentes. Essa agência sem fins lucrativos (sem fins lucrativos não significa que dê prejuízo - há muito quem confunda estes dois conceitos), organizaria uma base de dados das competências disponíveis; faria a publicitação dos trabalhos que era capaz de executar; receberia via telefone, internet ou outro meio os pedidos do público; proporia orçamentos (consultando a pessoa que ia executar o trabalho, obviamente) e, caso a proposta fosse aceite, executaria o trabalho pelas mãos da pessoa que tem competências nessa área.

Etiquetas:


Comments:
PARABéNS pela ideia, é fenomenal...
nao fazia a mais pekena ideia de k existia tanta gente com tao boas ideias para a nossa pekenita aldeia, fico feliz por saber k ha kem se preocupa com ela...ate ler este blog nao fazia ideia k assim fosse.
mas é necessario alguem k avance com o projecto...
o problema é k nao passamos das palavras aos actos.
PODE SER K ISTO MUDE...
 
Obrigado por comentario tao positivo. Gostariamos de a/o convidar a participar nesta bolsa de ideias de umas forma mais efectiva... pode enviar mail para eufemiavirtual@hotmail.com?
 
Enviar um comentário



<< Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?