terça-feira, outubro 16, 2012

 

Fusão de Juntas de Freguesias. ALERTA I!



O presidente lembrou que as freguesias agregadas "terão um carinho especial do município". É assim que funcionam as instituições em Portugaltudo vai com carinhos e jeitinhos.

A proposta da nossa câmara para a agregação de freguesias exclui Sta. Eufémia, isto para dizer que se a proposta da CMG for aprovada Sta. Eufémia continuará a possuir uma Junta de Freguesia para nos atender, proteger e informar. 
Como já dissemos, somos completamente favoráveis à agregação de freguesias porque reconhecemos o benefício das economias de escala e compreendemos que é criminoso criarem-se estruturas sem enquadramento e ligação com quem está imediatamente ao nosso lado. Entre a proposta da câmara de não agregar a freguesia de Prazins Sta. Eufémia (vá se lá saber que critério foi usado... Número de habitantes não foi de certeza) e a proposta da comissão central de agregar Sta. Eufémia com Gondomar, achávamos razoável algo intermédio: Sta. Eufémia; Corvite; Sto. Tirso e S. Cláudio, podendo ir até Sto. Estevão e Souto. Haveria um centro comum, o rio Ave, com toda a potencialidade que dali poderia ser auferida.  Ficando sozinha, a nossa aldeia terá que lutar contra a mesmas pretensões e ambições de outras freguesias unidas. E será uma freguesia com 1100 eleitores contra uma agregação de 5.000 ou mais eleitores. Ou seja, caminhamos para lugar de onde nunca saímos, o ficarmos na mesma que está muito longe de ser o bom. Sta Eufémia seria um lugar muito melhor se pudesse usar o parque tecnológico e de lazer de S. Cláudio, como seu, partilhar o campo de Jogos dos ases com atletas de Prazins e Corvite, usar e promover as instalações da cooperativa vinícola de Sto. Tirso,  estender o parque de lazer de S. Cláudio a um parque de lazer do Ave, partilhar as instalações da escola primária de Sto. Tirso, converter as instalações da escola primária de Sta. Eufémia em instalações de pré-primária e agregar todos as crianças das 4 freguesias nesse local, etc, etc.
São tantas as oportunidade por nós perdidas. É tanto o medinho de mudar. E quem tem medo que compre pelo menos um cão.... ou um caniche.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?